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4 erros que prejudicam as suas vendas
27/03/2019 10:13 em Novidades

Todo empreendedor tem mil preocupações, mas vender é a maior delas. Para que qualquer negócio alcance sucesso, é preciso que o empresário desenvolva estratégias que o tornem competitivo e atenda às necessidades dos clientes, que estão cada vez mais exigentes.

Mas ampliar a competitividade no comércio não é uma tarefa fácil, e algumas ações podem atrapalhar o desenvolvimento da empresa. A seguir, listamos cinco erros que você não pode cometer se deseja atingir bons resultados no seu empreendimento. Confira:

1. Não conhecer bem o seu público

É muito mais difícil se relacionar com uma pessoa desconhecida. Você não sabe o que ela gosta e o que a desagrada, o que ela espera de você, suas necessidades e nem o que você pode fazer para agradá-la. Se você tem poucas informações sobre o seu público, dificilmente criar ações eficazes para estreitar o relacionamento com eles e despertar o seu interesse pela compra.

Busque identificar o máximo possível de detalhes sobre o seu público-alvo. Mesmo que pessoas de diferentes perfis e características possam consumir os seus produtos e serviços, é sempre necessário direcionar as ações para um público específico.

2. Ignorar as ações da concorrência

Boas ações promocionais são uma ótima forma de atrair clientes e alavancar as vendas. Mas, para que isso aconteça, é preciso que, além de estudar as possibilidades da sua empresa, você mantenha um olhar atencioso ao que acontece à sua volta e ao que está sendo feito pela concorrência. Observe as estratégias adotadas por outras empresas e também avalie resultados, erros e acertos de campanhas que você já fez. Aproveite as datas comemorativas – como a Páscoa, que está se aproximando – e coloque a criatividade para funcionar!

3. Não priorizar o treinamento da equipe de vendas

Você idealiza uma série de ações interessantes, tem produtos ótimos, organiza a loja e prepara uma campanha criativa. Todo esse esforço é importante, mas terá sido em vão se o consumidor se deparar com um mau atendimento quando entrar no seu estabelecimento.

Fique muito atento ao selecionar os seus profissionais: certifique-se de que eles têm o perfil necessário para o atendimento e vendas em sua empresa, invista em treinamentos constantes e mostre-se disponível para esclarecer dúvidas, ouvir queixas e sugestões. Além de uma orientação clara sobre o trabalho que deve ser desenvolvido, você também é responsável por oferecer à sua equipe reconhecimento e incentivo à melhoria contínua.

Avalie e defina o número adequado de pessoas para a sua equipe, a fim de que ninguém tenha uma rotina sobrecarregada ou ociosa. Em datas comemorativas, quando as contratações são mais frequentes, capacite cada novo membro da sua equipe adequadamente e dê atenção especial a eles.

4. Deixar o ponto de venda desinteressante

O ditado “a primeira impressão é a que fica” é tão verdadeiro quanto famoso. Observe o seu ponto de venda: qual é a impressão que ele está transmitindo ao público sobre o produto ou serviço que você oferece? No seu estabelecimento, o cliente deve se sentir bem e enxergar um ambiente favorável às compras.

É sempre importante lembrar que fachada e vitrine são como um cartão de visitas, e mostram o que a sua loja tem de melhor para oferecer. Nas datas comemorativas, organize e decore o ponto de venda para abordar o tema de forma adequada e atrativa, mas sem exageros. Utilize elementos que relacionados à data, relacionando-a ao que o estabelecimento oferece.

E você? Já cometeu algum desses erros? Fique atento para evitá-los!

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